Os leitores encontrarão uma cobertura ampliada das doenças neurodegenerativas, destacando importantes avanços na classificação e no manejo e delineando os novos mecanismos responsáveis pela deposição e disseminação de agregados de proteínas patogênicos nessas doenças. Outro destaque desta nova edição é a orientação prática quanto ao uso de terapias altamente eficazes para esclerose múltipla. O capítulo sobre hepatite crônica aborda detalhadamente as importantes novas descobertas no uso de agentes antivirais diretamente ativos para o tratamento e a cura da doença crônica pelo vírus da hepatite C – esses agentes são responsáveis por alguns dos avanços terapêuticos mais animadores na medicina atual.
A promessa do Projeto do Genoma Humano continua se materializando na medicina clínica. Essa perspectiva é refletida ao longo de todo o livro, mas fica especialmente evidenciada pelos avanços na compreensão da heterogeneidade genética dos cânceres, incluindo a nosologia molecular, que diferencia entidades distintas que compartilham semelhanças histológicas. As ferramentas da genética também orientam o uso de terapias dirigidas a lesões genéticas específicas e à ativação do sistema imune. O aconselhamento genético para pacientes com predisposição genética ao câncer (p.ex., BRCA 1/2) está orientando as estratégias de prevenção e reduzindo o risco de câncer. Nossa compreensão do microbioma, sua relevância para a fisiologia normal e para a patogênese da doença e suas implicações no tratamento de diversas doenças, está se expandindo rapidamente, e esses avanços estão refletidos em um capítulo inteiramente reescrito, “O microbioma humano”, e em um capítulo cuidadosamente atualizado, “Genômica microbiana e doenças infecciosas”. A classificação e o controle do diabetes também foram cuidadosamente atualizados com base em novos estudos, diretrizes clínicas e tratamentos. Diretrizes atualizadas para o manejo e a substituição da testosterona estão baseadas nos resultados de novos ensaios clínicos.
Temos muitas pessoas a agradecer por seu empenho em produzir este livro. Em primeiro lugar, os autores fizeram um excelente trabalho na produção de capítulos precisos e confiáveis que sintetizam quantidades enormes de dados clínicos e científicos, criando abordagens práticas e informativas para o manejo dos pacientes. Com as mudanças rápidas e a grande quantidade de informações do ambiente atual, eles garantiram a atualidade dessas informações. Somos muito gratos aos colegas que trabalharam próximo a cada organizador para facilitar a comunicação com os autores, ajudando, assim, a manter o conteúdo do Harrison atualizado. Em especial, gostaríamos de agradecer o apoio especializado de Patricia Conrad, Patricia L. Duffey, Gregory K. Folkers, Julie B. McCoy, Elizabeth Robbins, Anita Rodriguez e Stephanie Tribuna. Scott Grillo e James Shanahan, nossos parceiros de longa data no grupo de publicações profissionais da McGraw-Hill Education, inspiraram a evolução dinâmica e criativa do Harrison, orientando o desenvolvimento do livro e seus produtos relacionados em novos formatos. Kim Davis, gerente editorial, garantiu que a produção complexa deste livro com vários autores ocorresse de maneira eficiente. Priscilla Beer e Armen Ovsepyen supervisionaram a produção dos vídeos e animações. Jeffrey Herzich, junto com outros membros da McGraw-Hill Education, atuou como gerente de produção nesta nova edição.
Temos o privilégio de ter compilado esta 20ª edição e estamos entusiasmados com tudo o que ela oferece aos nossos leitores. Aprendemos muito ao longo da produção editorial do Harrison e esperamos que você considere esta edição um recurso clínico e educacional excepcionalmente valioso.
Os organizadores.